Blog Rio Adentro

Topo
Rio Adentro

Rio Adentro

Categorias

Histórico

Saiba quais blocos de mulheres desfilam no carnaval carioca

Kamille Viola

01/03/2019 11h00

O bloco Mulheres Rodadas desfila no Largo do Machado. Foto: Douglas Lopes/Festival Mulheres do Mundo

No primeiro carnaval após a lei contra o assédio ter sido sancionada, chama a atenção o grande número de blocos formados por mulheres que vão desfilar no Rio de Janeiro. Além dos listados abaixo em nosso roteiro, ainda existem Baque Mulher, Maria Vem Com as Outras, Xerecanto e Transpira, que já fizeram seus desfiles. As principais novidades são o Bloconcé, que recria as canções da cantora americana, e o Calcinhas Bélicas, que tocam músicas de divas da música pop em geral. Confira a agenda dos cortejos.

Toco-Xona

Primeiro bloco lésbico da cidade, foi fundado em 2007. O repertório conta com marchinhas, hits do axé, do pop e do rock nacional e internacional, de Madonna a Letrux.

Vai lá:
Quando: 03/03, às 11h
Onde: Aterro do Flamengo, na altura do Assador Rio's

O Rebu

O bloco, formado por mulheres lésbicas, passeia pelo axé, MPB, carimbó, funk, pop e rock.

Vai lá:
Quando: 03/03 às 15h
Onde: local a ser divulgado

Bloconcé

Criado há meses seis meses, no dia do aniversário de Beyoncé, é uma das principais novidades da folia de rua carioca. A trilha sonora é formada por releituras carnavalescas de sucessos da cantora. Já desfilou no pré-carnaval, ainda não se sabe se terá cortejo nos dias de folia.

Quando: 05/03, horário a confirmar
Onde: a confirmar

Mulheres da Vila

O bloco é formado por ritmistas do bairro de Vila Isabel, um dos redutos do samba carioca. Tradicionalmente, sai na terça de carnaval.

Quando: 05/03, às 15h (a confirmar)
Onde:  Vila Isabel

Batuque das Meninas

Foi fundado em 2009 por mulheres que participaram das oficinas de percussão do Monobloco, Quizomba e Bangalafumenga. Toca marchinhas, forró, ijexá, axé, pop, rock e funk carioca.

Vai lá:
Quando: 06/03, às 15h
Onde: Largo do Machado

Mulheres Rodadas

Formado em 2015, o bloco é uma resposta feminina e bem-humorada à expressão machista que inspirou sem nome. O primeiro bloco declaradamente feminista da cidade tem no repertório músicas de e sobre mulheres.

Vai lá:
Quando: 06/03, às 9h
Onde: Largo do Machado

Calcinhas Bélicas

Novidade deste carnaval, tem no repertório músicas de divas pop que representam as mulheres.

Vai lá:
Quando: 06/03, às 15h
Onde: local a ser divulgado

Mulheres de Chico

O bloco Mulheres de Chico. Foto: Fernando Maia/Riotur

O primeiro bloco formado só por mulheres da cidade apresenta músicas de Chico Buarque com novos arranjos.

Vai lá:
Quando: 09/03, às 16h
Onde: Praia do Leme

Sobre a autora

Kamille Viola é jornalista, com passagens e colaborações por veículos como O Dia, O Globo, O Estado de S. Paulo, Billboard Brasil, Bizz e Canal Futura, entre outros. Nascida e criada no Rio, graças ao jornalismo já andou pelos mais diversos cantos da cidade.

Sobre o blog

Do pé-sujo mais tradicional ao mais novo (e interessante) restaurante moderninho, do melhor show da semana à festa mais comentada, este blog busca fazer jus à principal paixão do carioca: a rua.

Blog Rio Adentro