Topo

Histórico

Categorias

Rio Adentro

Virada Sustentável ocupa 106 espaços no Rio com programação gratuita

Kamille Viola

08/06/2018 10h02

Elza Soares se apresenta na Praça dos Arcos da Lapa. Foto: divulgação

Até domingo (10), o Rio recebe a segunda edição da Virada Sustentável, que busca unir causas e organizações transformadoras, proporcionando uma virada de consciência na população. O evento inclui atrações culturais, apresentações musicais, atividades infantis, oficinas, performances, atividades de bem-estar, rodas de conversa e painéis com temas relevantes da sustentabilidade em seu sentido mais amplo.

A Virada, que começou na última quinta (7), conta com mais de 600 atrações espalhadas por 106 locais em 40 bairros. Entre os destaques, está o show de Elza Soares nesta sexta, no palco na Praça dos Arcos da Lapa. A abertura fica por conta de Afrojazz, o maracatu Baque Mulher e a cantora Julia Vargas. O Palco Delas, no Parque das Figueiras, na Lagoa, recebe projetos musicais liderados por mulheres: Virgo, Luíza Boê, Luciane Dom e Mulheres de Buço. O Museu de Arte do Rio (MAR), o Museu do Meio Ambiente no Jardim Botânico, a Casa de Cultura Laura Alvim e o Parque Madureira são outros locais que recebem a programação.

Na sexta, Favela Hub apresenta no Cantagalo um filme de realidade virtual da Conservação Internacional, oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas. No Bondinho do Pão de Açúcar, no Morro da Urca, acontece um seminário e a exibição de curta-metragens da Semana do Meio Ambiente da UniRio. No sábado, o Refettorio Gastromotiva, na Lapa, e a Paróquia São José da Lagoa recebem feiras orgânicas, rodas de conversa e oficinas. As 18 unidades do Sesc Rio também participam da Virada Sustentável, com programação especial para a Semana do Meio Ambiente, com atividades artísticas e culturais para o público infantil, exposições, oficinas e plantio de mudas.

"Para nós, é muito importante ocupar os espaços públicos com arte e cultura da sustentabilidade. Acreditamos que vamos ter um mundo cada vez mais sustentável e igualitário tendo a possibilidade de compartilhar em público, em praça, em rua atrações artísticas e culturais que nos elevem, nos conectem, nos façam sorrir, nos façam acreditar num mundo melhor. Foi nesse espírito que fizemos uma programação musical neste ano muito pautada pela defesa de direitos, como é o exemplo da Elza Soares, na Praça dos Arcos da Lapa, e no Palco Delas, no Parque das Figueiras, na Lagoa, mostrando aí essa intenção pela igualdade de gênero, que é um dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, que servem como diretrizes para a Virada Sustentável", comenta o coordenador do evento, Renato Saraiva.

Difícil não se sentir inspirado (a)! Confira a programação completa.

Sobre a autora

Kamille Viola é jornalista, com passagens e colaborações por veículos como O Dia, O Globo, O Estado de S. Paulo, Billboard Brasil, Bizz e Canal Futura, entre outros. Nascida e criada no Rio, graças ao jornalismo já andou pelos mais diversos cantos da cidade.

Sobre o blog

Do pé-sujo mais tradicional ao mais novo (e interessante) restaurante moderninho, do melhor show da semana à festa mais comentada, este blog busca fazer jus à principal paixão do carioca: a rua.

Blog Rio Adentro